sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Turquesa
















Turquesa significa “pedra turca”, pois era levada pelos turcos para a Europa. Os turcos a chamavam de “Fayruz”, a pedra da sorte.

É uma pedra com tonalidades opacas, que oscilam entre o azul e o verde, podendo conter faixas ou manchas escuras (por inclusão de prata).

* Todo navajo das tribos do sudoeste dos Estados Unidos, costumava carregar uma Turquesa pessoal.
* Uma lenda indígena sugeria que um homem que pudesse ir ao fim do arco-íris e cavasse na terra encontraria uma Turquesa.
* Eram colocadas Turquesas no batente das portas para proteger dos maus espíritos.
* A tradição do Oriente Médio insiste que a turquesa guarda dos acidentes, especificamente os que envolvem queda. Por isso era, e em alguns casos ainda é, usada como amuleto para evitar que os cavalos ou os cavaleiros caissem. Devido a essa crença a Turquesa, até hoje, é utilizada como talismã para equinos, acreditando que eles ficavam mais resistentes e com cascos firmes.
* É verdade que a cor de algumas Turquesas é facilmente perturbada pelo calor, pela luz solar, pela humidade, pela transpiração ou pela água. Com isso dizia-se que a mudança de cor da Turquesa, para os árabes, alertava para a aproximação do perigo.
* Devido a essa característica, quando as pedras são extraídas das minas, muitas vezes eles a mantém cobertas de terra úmida até as venderem, para preservar a sua cor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário