sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Lápis-lazúli




Este nome tem origem do latim "LAPIS" que significa pedra (daí também os termos lápide e lapidar) e "LAZULI" que significa azul.

Também é chamado comercialmente de lápis do Afeganistão, lápis russo, lápis siberiano, lápis chileno, lápis oriental.

Sua cor tem variação de azul ligeiramente esverdeado, médio e escuro ao azul avioletado, frequentemente com veios ou salpicos de inclusões de pirita e/ou calcita.

* A tradição diz que as leis dadas a Moisés estavam gravadas em tábuas de Lápis-lazúli.
* Usado há séculos com finalidades decorativas, os exemplos mais conhecidos são os artefatos usados pela antiga civilização egípcia.
* Nomeado CHESBET, pelos egípcios, uma quantidade de Lápis-lazúli muitas vezes aparecia como um item importante na lista de tributos a serem pagos ao Egito, pelos países sob sua influência. Frequentemente participava da lista de presentes enviados pela Babilônia. Os Lápis-lázuli da Babilônia eram das mais antigas minas do mundo, as quais já estavam sendo mineradas no ano 4000 A.C. (e ainda hoje se trabalha nelas).
* O Lápis-lazúli era consagrado à Ísis.
* Dizia-se que o sumo sacerdote do Egito usava suspenso no pescoço, uma imagem de MAT, deus da verdade, feita dessa pedra.
* Era triturada e misturada com pigmento e nessa forma foi usada por séculos como maquiagem cara e luxuosa, assim como tinta para artistas renomados.
* O Lápis-lazúli era uma das pedras utilizadas sobre o peitoral dos mais altos sacerdotes de Israel.
* Os sacerdotes egípcios acreditavam que meditando na profundidade de suas tonalidades, conseguiam penetrar em seus mistérios e estabelecer contato com os deuses.
* O antigo palácio de Petesburgo, da célebre família russa Orlov, possuia uma sala de recepção cujas paredes se encontravam completamente cobertas de Lápis-lazúli, na crendice de que assim, nenhuma desgraça poderia ocorrer naquele casa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário